Estamos sempre falando sobre estratégias, porque acreditamos que este é um conceito chave para o sucesso de qualquer negócio.
A verdade é que ainda hoje, muitas empresas não tem um planejamento à médio e longo prazo, o que resulta em desastres que poderiam ser evitados.
Quando se trata de comunicação digital, é fundamental entender os objetivos que você deseja alcançar e de que forma você quer transmitir sua mensagem ao seu público-alvo.
É por isso que preparamos um artigo com sugestões para ajudá-lo a planejar sua estratégia de comunicação digital.
Todas as empresas que estão presentes na Internet, seja por meio de uma loja ou através de comunidades nas redes sociais, precisam trabalhar com uma estratégia de comunicação digital para alcançar seus objetivos.
Existem tantas estratégias e ações que podemos implementar através dos diferentes canais que a Internet oferece, que determinar a maneira como nos comunicamos com nosso público-alvo poderia se tornar uma tarefa complexa.
Sem uma estratégia clara não podemos planejar o que fazer. Sem diretrizes para organizar nosso trabalho, seria muito difícil se comunicar propriamente com nossos clientes através de diferentes meios (acabaríamos perdendo o foco).
Portanto, neste artigo, gostaria de convidar você a descobrir:
Por que e quais critérios seguir para personalizar a comunicação da sua marca.
Quais são as ações infalíveis que não devem faltar em nenhuma estratégia de comunicação digital.
Por que personalizar a comunicação digital?
A primeira coisa que quero deixar claro é que é inútil copiar o que outras empresas estão fazendo, não importa o quão parecidos sejam estes negócios. O que funciona para uma marca não irá necessariamente funcionar para você, ou pelo menos não funcionará tão bem.
Cada negócio é muito diferente, mesmo dentro do mesmo setor. Portanto, eu sempre gosto de fazer recomendações pessoais para cada um dos meus clientes:
Por exemplo, eu já trabalhei com modelos de negócios semelhantes (que resolvem a mesma necessidade), mas com um plano de marketing e comunicação totalmente diferente. Para um deles o produto é a estrela, enquanto o outro cliente focava sua estratégia de marketing em uma marca pessoal.
E, isto é, realizar estratégias de comunicação digital idênticas as dos nossos concorrentes nos impede de se destacar.
Portanto, a melhor opção é sempre seguir um estilo de comunicação próprio. Além disso, tenha em mente que:
Seguir sua própria estratégia de comunicação permite que você organize o trabalho sob um objetivo e estilo coerente.
Personalizar ações de comunicação digital tem efeitos positivos sobre a produtividade, pois será mais fácil delegar e definir as tarefas da sua equipe.
Tudo isso, somado a uma definição de objetivos mais realistas, significa poder medir resultados e aplicar possíveis melhorias com maior precisão.
Agora que estamos claros sobre por que precisamos personalizar, vamos ver os critérios que ajudaram você a saber qual estratégia de comunicação é ideal para seu negócio.
Qual estratégia de comunicação seguir em seu negócio?
Ao analisar as possíveis estratégias de comunicação digital para encontrar a opção que melhor atende às suas necessidades, é importante considerar certos critérios que o ajudarão a tomar uma boa decisão.
Aqui a chave é fazer uma autocrítica do seu negócio e as possibilidades do momento, a fim de compreender quais ações poderiam ser relevantes à longo prazo.
Canais de comunicação
Entender a diferença entre os vários canais de comunicação é fundamental, pois você não poderá publicar o mesmo conteúdo em todos eles. Além disso, você precisa lembrar que dependendo da opção que você escolher, o público será diferente, portanto sua estratégia também deverá ser diferente.
Por exemplo, não é o mesmo compartilhar tweets de opinião profissional com sua comunidade no Twitter, que publicar um vídeo com conteúdo educacional para dummies no Facebook Live ou no Instagram.
Tempo disponível
Será fundamental determinar quanto tempo você poderá dedicar para implementar sua estratégia de comunicação digital, porque existem estratégias que são muito eficazes (como vídeo marketing), mas exigem muito tempo de preparação e planejamento.
Recursos humanos
Relacionado com o ponto anterior, antes de começar a gastar dinheiro em sua estratégia, você deve se assegurá que você terá profissionais capacitados para desempenhar estas tarefas. Não adianta criar um blog ou oferecer seminários online, se você não tem tempo ou profissionais que podem trabalhar com esse tipo de conteúdo.
Público-alvo
Não podemos negar que diferentes gerações irão preferir diferentes canais de comunicação, por vários motivos que não vamos discutir neste post.
Por exemplo, enquanto o Facebook é a plataforma favorita entre usuários mais velhos, Snapchat e Instagram são usados predominantemente por um público mais jovem.
Mensagem
Outro critério que deve ser levado em conta é o tipo de mensagem que você deseja projetar para os seus clientes. Definir seu objetivo, onde você irá compartilhar sua mensagem, e para quem será direcionada irá ajudá-lo a definir um estilo de comunicação digital consistente.
Relacionamento com os clientes
O modo de relacionamento de sua empresa também influencia o tipo de estratégia de comunicação que você irá seguir. Por exemplo, algumas empresas preferem oferecer um contato mais pessoal, enquanto outras marcas usam um tom mais formal e impessoal, para criar uma imagem de profissionalismo e seriedade.
7 ações para estratégias de comunicação digital
Como eu comentei anteriormente, meu conselho sempre passa por personalizar as diferentes estratégias de comunicação digital que meus clientes irão usar, pois é a única maneira de otimizar o desempenho de cada plano em particular.
No entanto, gostaria de falar sobre algumas diretrizes, delineando ações que podem ajudar você a otimizar sua estratégia de comunicação digital.
1) Mantenha o design da web atualizado
Muitas empresas têm uma página com bom conteúdo e acreditam que isto é suficiente, mas na realidade precisamos atualizar nosso website constantemente, alterando conteúdos e melhorando a navegação.
Por um lado, é necessário adaptar o website aos requisitos dos motores de busca, uma vez que o algoritmo do Google muda com certa frequência.
Por outro lado, atualizar o design do site para a melhorar a experiência do usuário é muito importante para responder as suas necessidades e facilitar a navegação.
2) Incentivar a conversa e debate
Outra das ações básicas de qualquer uma das estratégias de comunicação digital, baseia-se no desenvolvimento de espaços de discussão.
Criar uma comunidade digital será fundamental para fundamental o diálogo entre os usuários, bem como entre clientes e a empresa.
Para compartilhar experiências e resolver os possíveis problemas do seu público, eu recomendo que você aposte em qualquer um desses canais:
Grupos privados no Facebook para clientes fiéis.
Grupos de interesse profissional no LinkedIn.
Fóruns privados.
Pesquisas através de redes sociais.
Captação de depoimentos por email marketing.
Comentários sobre produtos ou serviços no site.
3) Gerar conteúdo em vídeo
É muito fácil consumir conteúdo em vídeo na Internet com a criação de ferramentas de streaming e redes sociais como o Instagram e Facebook.
De fato, graças a IGTV (ou a televisão do Instagram) as possibilidades estão aumentando muito para as marcas. No entanto, existem certas inconveniências:
Para trabalhar com este formato, é necessário dominar técnicas de comunicação oral e expressão facial na frente de uma câmera.
Video marketing requer o mesmo planejamento que outro tipo de conteúdo, mas também requer conhecimento específico em gravação e edição.
4) Segmentar as bases de dados
A segmentação é um dos principais fatores de qualquer estratégia de comunicação digital. Isso permite organizar os usuários por diferentes características, o que facilita a personalização da mensagem da marca.
Com certeza você sabe o que quero dizer, certo? Por exemplo, você pode segmentar sua base de dados de clientes de acordo com:
Dados sociodemográficos.
Relacionamento do usuário com a empresa (cliente, lead, etc.).
Caminho do usuário no funil de vendas.
Segmentação de a cordo com produtos ou serviços comprados.
Etc.
Plataformas como a Mailrelay, o Google AdWords e até mesmo as redes sociais podem nos ajudar a gerenciar estas tarefas mais facilmente.
5) Aplicar técnicas de copywriting nas páginas de vendaspáginas de vendas com textos otimizados
Você provavelmente acredita que criar uma landing page com um layout atraente e um botão de compra será suficiente para gerar vendas, mas infelizmente as coisas não são tão simples.
Para poder rentabilizar o seu negócio na Internet, é muito importante que você crie textos de vendas convincentes para gerar confiança.
Você pode aplicar técnicas de copywriting em suas páginas de destino, nas suas newsletters e em todas as mensagens comerciais da sua empresa. Otimizar seus textos será fundamental para convencer seus clientes a confiar na sua mensagem.
Um dos meus truques é fazer com que os usuários reflitam sobre o que eles precisam resolver ou obter e por que este produto ou serviço é indispensável para eles. Dependendo do objetivo da campanha, a mensagem precisará ser adaptada, mas sempre podemos encontrar uma maneira de transmitir estes sentimentos:
6) Invista em SEO e publicidade digital
Dentro das estratégias de comunicação digital, SEO e publicidade são as ações que requerem mais investimento, pois você precisará gastar algum dinheiro para obter resultados satisfatórios. No entanto, são ações essenciais (seja para começar um novo projeto ou para divulgar produtos ou serviços existentes).
Você deveria pensar em investir em campanhas de SEO e anúncios pagos no Google ou nas redes sociais, pois esta é uma excelente opção para:
Gerar tráfego de qualidade.
Capturar leads e clientes em potencial
Melhorar ranking nos principais buscadores.
Para seguir uma estratégia de comunicação digital consistente com qualquer uma das ações discutidas acima, tome nota destes recomendações:
A combinação de SEO e copywriting adaptadas à sua estratégia de marketing digital e sua filosofia (SEO-copywriting) pode ajudar você a criar uma mensagem inesquecível e única.
A transferência de autoridade entre domínios diferentes por meio de uma estratégia de link natural (link building).
A transferência de autoridade entre URLs do mesmo domínio através de links incluídos entre os conteúdos relacionados (link juice).
Para iniciar qualquer uma dessas ações e fortalecer sua estratégia de comunicação na Internet, recomendo entrar em contato com plataformas ou profissionais especializados na publicação de notas de imprensa e publicações na mídia, bem como trabalhar com especialistas em otimização de conteúdo para SEO.
7) Colaborar e incentivar o trabalho em rede
A última das ações que vou recomendar é sobre como organizar um plano de comunicação baseado na geração de confiança em torno de sua marca e a construção de uma rede de contatos profissionais.
Em muitas ocasiões, por medo da concorrência e para tentar evitar ser copiados, nós hesitamos em compartilhar nosso conhecimento.
Lembre-se que ajudar e compartilhar é fundamental para criar amigos e gerar confiança. Sem ajudar uns aos outros, não conseguiremos progredir.
Colaborar, contar a história do seu negócio e, em geral, compartilhar gratuitamente, é uma prática muito inteligente que, a longo prazo, trará resultados positivos, mas acima de tudo, irá oferecer-lhe a oportunidade de colaborar e aprender com outros grandes profissionais do setor.
Networking é uma maneira de tirar vantagem de oportunidades e levar o seu negócio ao próximo nível.
Recapitulando…
Colocando em prática algumas das sete ações que vimos neste artigo, você poderá criar uma estratégia de comunicação digital consistente para todos os canais em que sua marca está presente.
Vimos aspectos como o tipo de público ou o objetivo que você deseja alcançar. Estes critérios serão fundamentais para determinar as diretrizes que você irá seguir, por isso não existe um padrão universal eficaz para todos os tipos de negócios.