Nesse conteúdo vamos apresentar conceitos básicos de planejamento de Marketing para te orientar como e como planejar seu produto ou serviço para conquistar seu espaço no mercado digital.
Sempre que pensamos em empreender temos que ter em mente que para qualquer negocio que vai sair do papel e se transformar em algo concreto temos que ter um bom planejamento de marketing, para isso vamos listar algumas etapas que você empreendedor precisa seguir:
Para quem vou vender?
Se já possui um produto/serviço específico em mente a primeira pergunta que deve fazer é: para quem devo vender? Para isso é muito importante que você primeiro faça uma pesquisa sobre o que será oferecido, se o produto ou serviço tem um bom retorno e também se possui uma representatividade no mercado. A pesquisa é o primeiro passo para seguir com seu projeto, sem ela as chances de você falhar são grandes, uma vez que não se pode vender algo sem saber a segmentação que você quer atingir.
Dentro dessa pesquisa você precisa segmentar qual será seu público-alvo, ele é essencial para o sucesso de seu projeto, ter uma boa segmentação de público-alvo serve para você saber qual é o produto certo para a pessoa certa, assim pode oferecer um serviço mais assertivo e com grandes chances de sucesso.
Como Vender?
Após saber para quem você vai vender agora é a hora de falarmos como vender, para isso temos que ter em mente que a venda é um processo em que a pessoa que esta ofertando deve conhecer seu produto ou serviço profundamente, para isso você lojista precisa trabalhar muito bem sua equipe de vendas e também trabalhar muito bem em comunicação, porque é por base dela em que o cliente vai conhecer o produto. Exemplo das vendas on-line, uma boa descrição de produto garante que o consumidor consiga sanar suas dúvidas e ter mais efetividade em buscar informações que precisa para finalizar sua compra.
A parte de comunicação e ações de marketing são de suma importância para servir de vitrine para seus produtos e serviços, garantir uma boa experiência de vendas garante uma grande possibilidade de ganhar um cliente recorrente. Lembrando não basta apenas vender temos que fidelizar os clientes, uma boa experiência garante também que seu cliente te indique para pessoas do ciclo social que ele convive.
Onde vender?
Essa é uma das maiores dúvidas dos futuros lojistas, onde vender meus produtos? Dependendo da segmentação que será atendida, o empreendedor deve também realizar uma pesquisa sobre segmentação demográfica caso ele for abrir uma loja física, para isso ele deve escolher um local onde seu público-alvo esteja nas proximidades, também deve pensar em relação à facilidade de locomoção para chegar ao ponto de venda, lembrando que para as lojas físicas os empreendedores precisam ter em mente que existem custos fixos para manter essa loja e deve analisar o Mark-up para verificar a viabilidade do seu negócio para não amargar nenhum prejuízo ou imprevisto quando for abrir sua loja física.
Agora para as lojas virtuais os benefícios são maiores, para as lojas virtuais os custos são menores e a abrangência demográfica é bem maior, sua comunicação e ações de marketing devem ser a palavra-chave para o negócio, também deve realizar uma pesquisa sobre seu público-alvo e investir na comunicação direta para alcançar a pessoa certa.
A expansão digital está fazendo com que os clientes mudem seus hábitos de compra, e com isso as vendas digitais estão a cada dia mais crescendo e tornando-se um costume entre os brasileiros, mas dependendo do produto e serviço que você vai investir a loja física também é considerável para muitos casos.
Sempre analise todos os pontos prós e contra para verificar onde você vai ofertar seus produtos e serviços, em muitos casos pode trabalhar tanto com loja física quanto com lojas virtuais, mas para isso sempre pesquise e veja a viabilidade de ambas às possibilidades.
Colocando em prática os dados coletados
Após responder essas três perguntas você vai conseguir analisar se o seu negócio é viável, e após ter a segurança que será um sucesso você pode começar a colocar em prática seu projeto.
Lembre-se que a comunicação é a palavra-chave, as pessoas ainda não te conhecem, então você precisa tornar seu negócio conhecido, sempre faça conteúdos nas redes sociais, e faça um bom trabalho de CEO para sua loja virtual, essas dicas ajudam muito para colocar em evidência sua loja.
Você deve se diferenciar dos demais.
Para elaborar o plano de marketing você precisa analisar a segmentação de mercado, lembrando que você já conhece seu público-alvo, mas precisa também conhecer seus concorrentes e ofertar algo que diferencia seus produtos/serviços dos seus concorrentes. Para isso sempre tenha em mente todos os benefícios de seus produtos/serviços e sempre enfatize isso aos seus clientes.
Desenvolva um plano estratégico.
O plano estratégico tem como objetivar o que sua empresa vai fazer no primeiro ano e nos demais anos, você empreendedor precisa ter claro que está abrindo um negocio que deve ter um planejamento desenhado pelo menos para os próximos cinco anos. Coloquem no papel quais são seus objetivos e como fará para atingi-los.
No plano estratégico temos os 4 P’s de marketing, analise cada um deles e coloque as metas.
Produto: Fale de seu produto e seus diferencias.
Preço: Faça uma estratégia de preço.
Praça: Aqui fale de onde vai vender seus produtos.
Promoção: Descreva as promoções que serão realizadas.
Plano de Marketing.
No plano de marketing serão mencionados os objetivos que a empresa deseja alcançar no seu primeiro ano, onde serão mencionadas as estratégias aplicadas para a realização de cada objetivo.
Coloquem no papel os objetivos, estratégias e táticas que serão aplicadas para realizar suas vendas, assim consegue visualizar qualquer problema que possa ocorrer, e também coloca os objetivos em prática de uma forma didática.
Lembrando para ter sucesso sempre devemos planejar todos os pontos antes de colocar em prática, sem planejamento não temos como colocar em prática nenhuma atividade.
Planejamento Financeiro.
No plano financeiro são apresentados os estudos analíticos que foram desenvolvidos através da abertura da empresa, para isso antes de tudo você empreendedor precisa planilhar todos os gastos fixos e variáveis de seu negócio, lembrando que para abertura da empresa os gastos são maiores, mas conforme seu negócio for crescendo e gerando frutos a empresa tende a se estabilizar.
Sempre tenha um plano financeiro bem elaborado para que não ocorra nenhum problema de caixa que afete seu negócio.
Considerações finais.
Lembrando que o planejamento de marketing é um assunto complexo e extenso, porem aqui mencionamos alguns pontos básicos para uma pessoa iniciante analisar e colocar em prática para obter sucesso e efetividade em seu negócio.
Sucesso a todos!
Vanusa
Parabéns